sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Incommodu

''Tenho dó das estrelas
Luzindo há tanto tempo,
Há tanto tempo…
Tenho dó delas.
Não haverá um cansaço
Das coisas,
De todas as coisas
Como das pernas ou de um braço?
Um cansaço de existir,
De ser,
Só de ser,
O ser triste brilhar ou sorrir…
Não haverá, enfim,
Para as coisas que são,
Não morte, mas sim
Uma outra espécie de fim,
Ou uma grande razão –
Qualquer coisa assim
Como um perdão?''
Fernando Pessoa

Não há um cansaço? E até acho que é esse o sentido da vida... Viver, viver, viver e viver até cansar.
Cansar de amores, de poesia, de dores, de músicas...cansar da própria vida.
E também acho que é assim que todas as coisas têm que terminar. Cansadas. Cansadas de existir ou cansadas de simplesmente ser.
Assim dói menos.
Sei que já postei sobre isso aqui. Sobre ''gastar'' esse giz que é o amor. E aplico a mesma metáfora à todas as coisas.
Temos em nossas mãos uma caixa de giz. De diferentes cores e tamanhos.
Uns vão acabar mais rápido, mesmo que você goste da cor. Ou melhor, principalmente se você gostar da cor.
De outros você não vai gostar. E estes parecem que não acabar nunca. Independente da sua vontade. Você pode quebrá-lo, colocá-lo em um canto ou simplesmente fingir que o esqueceu. Não vai adiantar. Ele vai continuar lá.
De outros, você até vai gostar por um tempo. Com ele vai rabiscar, quem sabe vai esquecê-lo um pouco mas depois tornará a rabiscar... e depois vai se cansar. E aí você vai querer que ele acabe.
O que cansa, incomoda. É fato.
E aí? Depois que eu me cansar de certas coisas, faço o quê?
E você faz o quê?
Penso que é a partir disso que nascem as atitudes. A partir do cansaço, do incômodo.
Do cansaço que incomoda.


Luana H.

12 comentários:

Fernanda H.A. disse...

Cansar é algo tão egoísta quando existem pessoas que tem 'giz' piores dos que os seus.
Mas não importa. A gente cansa!
Bjs

Cris Medeiros disse...

Geralmente me canso fácil! Mas o que mais me cansa mesmo é indiferença de quem gostamos... Beijocas

Drê disse...

De nada.
Gostei da tua postagem de hoje, na verdade eu gosto de todas, mas esta do cansaso eu axei de mais.
Se eu tivesse mais tempo, eu ficava aqui e comentava o texto todo, mas tenho que partir.
Beijos

Regular Joe disse...

A força de suas metáforas é inconteste. Fiquei absolutamente embriagado com esta postagem. Estou sem palavras.
Beijos, linda, e que bom eu haver descoberto seus cantinhos!

Lucrécio Arrais disse...

Como eu já disse, perdão pela minha "infreqüencia", beijos.

Robs disse...

Oi Lu....que texto heim. Adorei.
Eu to cansada de mta coisa tb sabe e ta na hora de tomar atitudes...
Bjos linda!

Cia Las Cênicas disse...

Ahh, não... não acredito que somos conterraneas... o.O
AHSAHSUAHSUAHSAUSHAU
E ainda colegas de profissão *-*

Então, eu tô fazendo curso ultimamente pela fundação Cassiano Ricardo. Mas começei num grupo teatral, assim, logo de cara.
E vc, faz curso???

Tenho que comentar a citação de Nelson Rodrigues que vc fez: "A mais tola das virtudes é a idade..."
Como conclusão de curso, vou me apresentar com uma peça baseada só em frases de Nelson =)

Beeijos, até mais!!!

Bill Falcão disse...

Veja, então, minha cara Luana Helena, que minha intuição estava certa! Lembra quando eu comentei sobre Luana/Lena e Pessoa/Álvaro?
Volto aqui e me deparo com o gênio lusitano! Que você conhece, como eu supunha!
Fato raro pra garotas de sua idade!
Gostei muito de ver minha intuição confirmada hehe!!
E um bjooooooooo!!!!!!!!

Tiago disse...

E acredito que depois do cansaço surge uma atitude de desistir ou de começar uma nova fase

No meu caso, tenho pensado e focado numa nova fase
Em novos momentos sabe Luana?

E particularmente, mta coisa tem dado certo..

Mas continuamos em frente..

Bjos
Boooa Quarta e Excelente Semana!

Drê disse...

Eu não decidi ainda não.
Por isso o suspens no finla do texto, pq nem eu mesma sei oque decidirei.
saushuahsuahsh
Mandarei notícias no próximo post.
Beijos

Fernanda H.A. disse...

Cansar é algo absurdamente humano, e o humanos é tão absurdamente estúpido.
"Se sinta mal, mas faça parecer normal."

Bjs

Sammyra Santana disse...

Luana lindona, é por isso que eu sempre digo: meu dia vai ter a cor que eu quiser pintar, afinal, a caixa de lápis-de-cor É MINHA!

ando meio cansadinha tb de algumas coisas... quero um travesseiro onde eu possa recostar minha alma e descarregar meus pensamentos...

Beijo, flor!