domingo, 5 de dezembro de 2010

Amar (ou sobre o que eu aprendi sobre ensinar)

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."
José Saramago

Meus queridos! Ando tão ausente... Uma eternidade que não escrevo nada.
Tenho andado sufocada de responsabilidades. E problemas. E decepções. Mas, graças a Deus, de alegrias também.

Quero falar sobre essa experiência intensa que foi ser professora neste ano.
Sempre tive uma admiração enorme pelos meus professores, mas acho que nunca tive ideia da profundidade do sentimento que a profissão provoca nos apaixonados pela sala de aula.
Aprendi nesse ano que ninguém cresce sozinho. Por trás daquele aluno chato e mal-educado, existe uma história, uma família, que luta pra resolver o problema ou simplesmente ignora.
Aprendi que sorrir sinceramente para um aluno é a melhor maneira de conquistar sua confiança. Dar risada é consequência.
Convivi com crianças que traziam sonhos e expectativas. Outros traziam apenas os sonhos dos pais. Com isso, aprendi o valor do sorriso de uma mãe ao conversar com alguém que estende a mão e busca transformar o seu sonho em sonho para a criança também, e não só mais uma obrigação.
Busquei ensinar não só o inglês, mas também colocar aquele bichinho que dá uma coceira na curiosidade por viver. Porque viver é aprender. Sempre. É tudo e todo mundo.
Mas acima de tudo aprendi que nada nessa vida acontece de uma hora para outra. Tudo é um processo e o que vem de uma hora para outra vai embora assim também, passa logo. E que não devo me entristecer por isso, pois se algo ruim veio de uma hora para outra, logo vai passar.
Aprendi a olhar nos olhos deles e ser mãe, amiga, irmã mais velha, irmã mais nova. Ensinei e aprendi.
Aprendi a não só olhar, mas a ver e reparar também.
E que sempre haja aprendizado. Amém.